A Escola

A missão de trabalho da Vilaplay baseia-se em:

OLHAR

Matricule seu Filho na Vilaplay!

Filosofia

A Vilaplay propõe-se auxiliar as crianças no processo de construção da personalidade, tornando-as pensantes, críticas, capazes de realizar escolhas no decorrer de suas vidas e que saibam argumentá-las.

Missão

A missão de trabalho da Vilaplay baseia-se em: Observação, Liberdade, Habilidade, Atenção, respeito a todos que entram no ambiente escolar.

Valores e Princípios

Trabalho com cuidado e prazer; transparência em todas as nossas atitudes; respeito a tudo e a todos; construção contínua e coletiva do conhecimento; clareza nas expectativas e foco na superação delas.

Projeto Pedagógico

Desde o berçário até a educação infantil, a estrutura e as atividades da Vilaplay foram concebidas de forma a proporcionar às crianças atividades lúdicas, criativas, exploratórias e divertidas.

A abordagem pedagógica adotada é construtivista, baseada nas idéias sócio-interacionistas de Vygotsky.

Numa abordagem construtivista o individuo não nasce pronto nem é cópia do ambiente externo. Em sua evolução intelectual há uma interação constante e ininterrupta entre processos internos e influências do mundo social. Entretanto, cada um dá um significado particular a essas vivências. O jeito de cada um aprender o mundo é individual. E, por isso, pensamos em criar a Vilaplay: A Vilaplay é um lugar que valoriza a qualidade da interação da criança com o outro e com o meio, nos níveis emocional, afetivo, motor e cognitivo. Cada criança tem seu tempo certo para aprender a engatinhar, sentar, andar, falar, ler e escrever e é a qualidade dos estímulos e das atividades propostas que fará com que essas aprendizagens sejam significativas e executadas com maior segurança e prazer.

Responsabilidade Social

Acreditamos que nossa escola tem a responsabilidade de não apenas auxiliar na formação dos valores de nossos alunos, mas também de ser um exemplo vivo destes valores.

Neste sentido estamos iniciando nossa caminhada em busca de devolver para a nossa comunidade mais do que retiramos dela, melhorando o mundo em que vivemos.

Já andamos alguns passos nesta caminhada:

• Oferecemos educação gratuita para os filhos de nossos funcionários em idade pré-escolar, independentemente de cargo ou renda do funcionário;
  • Estamos captando e reutilizando a água da chuva e trabalhando com nossas crianças a necessidade constante de economizarmos a água.
  • Realizamos a reciclagem de fraldas usadas com a empresa BOOMERA.
  • Implantamos o Sistema de Energia Solar para contribuirmos ainda mais com nosso meio ambiente utilizando essa fonte de energia limpa.

Sabemos que há muito mais a fazer, e convidamos a todos que queiram deixar um mundo melhor para seus filhos a nos ajudar nesta jornada, seja com ideias, seja com ações.

Horários Flexíveis

Nossos horários são flexíveis, visando atender às necessidades de cada família. Embora as atividades em sala tenham sempre um horário pré-determinado, a Vilaplay está diariamente aberta das 7h às 19h00, podendo os pais escolherem o período que melhor lhes convier.

Desenvolvimento Individualizado

Para garantir um desenvolvimento individualizado na educação infantil, cada grupo é formado por, no máximo, 15 crianças nos grupos iniciais e tem à disposição uma educadora (pedagoga), uma estagiária de pedagogia e também uma auxiliar para a troca de fraldas e banhos. No berçário trabalhamos com a proporção de uma educadora para até 3 bebês. Com isso, é possível verificar as necessidades e interesses de cada um e, a partir daí, direcionar as atividades e brincadeiras para que o aprendizado seja realmente significativo e prazeroso.

Cardápio Vilaplay

O cardápio da Vilaplay é elaborado mensalmente por uma nutricionista que leva em conta o desenvolvimento infantil e a utilização da alimentação também como ferramenta pedagógica, através de suas cores, texturas, sabores e cheiros. A alimentação da nossa escola é, em sua maioria, desenvolvida em nossa própria cozinha, com ingredientes de procedência conhecida.